terça-feira, 15 de novembro de 2011

Infraestrutura para computação móvel e ubíqua

A computação móvel e ubíqua requer uma grande infraestrutura tecnológica.
Recursos de hardware
A utilidade de um aparelho móvel que agrega versatilidade e mobilidade é diferente de um computador com câmera e gravador. O computador com câmera e gravador se restringe a gravar e bater fotos da pessoa que está na frente do computador. Com um equipamento móvel que tem estas possiblidades o usuário pode compartilhar com o outro o que está vendo em sua volta como também o caminho que está percorrendo, o usuário está presente a distância. Os tablets com câmeras na frente e atrás permitem termos uma visão dupla dos cenários.
Um exemplo da utilização de um simples alarme, é para as pessoas que trabalham com a agenda compartilha o alarme o avisa sempre que tem um afazer auxiliando que nunca se atrasa, sem falar na conexão entre os aparelhos que permitem a troca de música e dados facilmente. Uma das maiores utilidades empregadas a um celular juntamente com um fone de ouvido é para ouvir músicas, criando uma festa “silenciosa”. O celular com o custo acessível fez desse objeto um equipamento pessoal de fato.
Suporte ao contexto
Quando você utiliza um aparelho nos envolvemos em diversas atividades, locais e situações. Nós envolvemos também com ambientes de trabalho e de lazer, com silencio e com barulho o que pode influenciar na sua maneira de colaborar. Saber o contexto do usuário é importante para poder oferecer as informações relevantes para o usuário no momento adequado. Sistemas colaborativos que utilizam sensores para capturar dados do ambiente como a luminosidade e a presença de uma pessoa num local, também geram periodicamente informações de contexto atualizadas sobre o ambiente.
Os equipamentos móveis têm recursos mais limitados devido ao processamento e ao tamanho da tela e teclado, como também a utilização de uma rede sem fio. A mobilidade implica na perda de sinal, quando passa nos túneis ou em regiões onde as operadoras não oferece sinal, outro problema é a falta de bateria.
O tratamento de informações de contexto é então de extrema relevância para que as aplicações móveis e ubíquas se adaptem e diferentes situações. Para reduzir a complexidade no desenvolvimento das aplicações, é necessária uma arquitetura de suporte ao contexto que englobe desde os sensores que fornecem informações de contexto sobre o ambiente físico ates serviços capazes de inferir situações a partir dessas informações.
Redes sem fio
As redes sem fio são fundamentais para a interligação dos dispositivos móveis fazendo com que qualquer pessoa pode simplesmente ligar seu aparelho se conectar ao mundo.
Uma questão que surge é a questão da segurança que uma pessoa tem ao se integrar e colaborar com pessoas em uma rede desconhecida e sem provedor confiável.
Tecnologias de identificação Sensores e atuadores
Hoje em dia já existem tecnologias como código de barra uni e bidimensionais, RFID e reconhecimento de dados biométricos já está disponível, isto às vezes serve até mesmo para à entrada de dados nos dispositivos.
Hoje já existem diversos sensores para a identificação e localização como o caso do GPS. Estes sensores identificam distancia, temperatura, velocidades, locais uma infinidade de informações.
Novas Oportunidades
A Computação Móvel e Ubíqua traz o espaço físico de volta a atenção: elementos do mundo real são usados como uma interface de aceso ao mundo digital e, de maneira oposta, objetos do mundo digital são ancorados a uma localização no mundo real.  Se a computação pessoal provocou mudanças profundas no escritório e a internet revirou as estruturas das organizações a mobilidade e ubiquidade altera diretamente o espaço físico em que vivemos em especial o das cidades.
Temos a oportunidade para explorar o grande potencial dos serviços colaborativos móveis e ubíquos nos mais diversos domínios: educação, saúde, entretenimento, comercio, governo, dentre outros. Por exemplo, associe a paixão de brasileiro pelo celular e pela televisão à penetração no país da telefonia móvel e das TV interativas e teremos um cenário promissor para a difusão da educação do país. Lembre-se ainda que com o custo cada vez mais baixo dos equipamentos moveis e da instalação de redes, mais pessoas entram no mundo digital. Mais pessoas, mais oportunidades de colaboração.
 Fonte: Sistemas Colaborativos
Autor: Pimentel, Mariano/ Fuks, Hugo

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