quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Internet das Coisas

A internet está sendo dividido em 3 eras, a era da internet fixa, a era da internet móvel e a era Internet das Coisas, onde a internet se aplica ao agregar objetos do nosso mundo físico.

No conceito de Internet das Coisas está o conceito de que todos os produtos monufaturados possuam identificação única no mundo.Isto consiste na capacidade quase inesgotável de endereçamento dos objetos, como de fosse uma etiqueta com informações únicas (IPV6 e tecnologia RFID), este conceito está sendo testado por parceiros da Auto-ID Labs e proposta por ela. Essa identificação permite que possa se reconhecer, identificar e comunicar com um produto ao longo do ciclo de vida do mesmo.

Um outro bom exemplo de se utilizar para objetos inteligentes é a casas inteligentes. Onde os sensores "percebem" sua presença e começam a "ler" seus recados, o caléndario da parede se ajusta de acordo com o mesmo da família.
A cor de um prédio público muda de acordo com o número de pessoas que estão na fila aguardando. Chãos interativos guiam as pessoas até os elevadores, ajustando as janelas de acordo com a qualidade de ar.

Outro exemplo que podemos citar são as roupas co microprocessadores, sensores e atuadores nas quais são projetadas para aumentar a habilidade e a capacidade das pessoas que a utilizam.

Com todas essas facilidades de utilização dos objetos inteligente, também surge a questão das permissões de uso, de uma geladeira inteligente que está vazia dispara uma compra sem que você tenha dinheiro para pagar.

Para os profissionais de TI termos menos computadores e mais computação a nossa volta, com a Computação Ubíqua iremos interagir com objetos que já conhecemos o uso deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário